sábado, 15 de dezembro de 2007

A atmosfera do Festival – 4º. e Último dia




Hoje, vamos pôr a mão no fogo. Antecipando a comissão julgadora, o Rotação 5’ aponta os prováveis ganhadores do XI Festival Imagem em 5 Minutos. Embora a lista da mostra competitiva trouxesse 80% de baianos, não passamos a mão na cabeça de ninguém. Seguem os melhores vídeos da Mostra Competitiva – Programa 4 e, logo abaixo, notas críticas sobre todos os curtas da sessão.

MELHORES VÍDEOS – MOSTRA COMPETITIVA – PROGRAMA 4

UMA MÃO PRA COMISSÃO JULGADORA

Como sempre fizemos, eis a nossa última lista de melhores vídeos.Todos foram escolhidos a dedo:

Polegar
: “Passo” (Alê Abreu/SP)
Indicador: “Sensações Contrárias”(Jorge Alencar, Amadeu Alban, Matheus Rocha (Salvador-BA)
Médio: “Todos foram para a lua” (Maurício Saldanha /Porto Alegre-RS)
Anular: “Trilha Ecológica” (Fausto Junior / Salvador-BA)
Mindinho: “Tatiana” (Diogo Fonte e Flávia Monteiro/Rio de Janeiro-RJ)



NOTAS SOBRE O PROGRAMA 4 – MOSTRA COMPETITIVA


PASSO
(Animação)
Alê Abreu 3:38 2007 São Paulo-SP

“Passo” toma a tela do 5 Minutos e reconstrói o suporte.Alê Abreu realiza animação em tempo real,integrada ao vídeo.O curta mostra linhas sendo desenhadas que, aos poucos, formam a figura de um pássaro.Os movimentos são paulatinos.É a mão do diretor que está, em quadro, delineando os passos do animal que, aos poucos, vão se transformando em grades. Em sincronia,uma trilha perturbadora já sinaliza um destino.O lilás do guache, o vermelho do lápis de cor antevêem a agonia do bicho.Onde ele está preso ? Na gaiola insana ou na tela-prancheta de um dos melhores curtas de animação,apresentados neste festival.


PEGA, MATA E COME (Documentário)
Carlos Pronzato 4:59 2007 Salvador-BA

O documentário apresenta-nos o compositor alagoano José Cândido da Silva.Numa fotografia,em plano médio, ouvimos seu relato sobre “Carcará”,canção-marco na carreira de Maria Bethânia. O curta vale pelo registro histórico de um momento da MPB.Quem garante sua visibilidade são frases cortantes de um entrevistado bem-humorado.”Bethânia não é uma grande cantora, mas é uma boa intérprete”,arremata. Com uma câmera mais “ave de rapina” e revelaríamos um retrato mais amplo que o convencional 3x4.

POR BAIXO DO PANO(Documentário)
Camila Morgause e Fabrício Jabar 5:00 2007 Salvador-BA

Documentário etnográfico, “Por baixo do pano” enquadra seu objeto tal como anuncia o título.Um recurso óbvio, não fosse a sugestiva edição em cortes secos e bruscos,tornando-o experimental.Tudo para compor um quadro sobre o folclórico Mandu, personagem mascarado que circunda o recôncavo baiano.Populares,em primeiro plano,disparam:”Acho que ,antes de Cristo, o Mandu já existia”;”Ele é um egun”.Fotos digitais,unidas ao vídeo, endossam a estética desse curta que tenta buscar a identidade do personagem,sem ser comum.

PREPARAÇÃO PARA O NÊGO FUGIDO (Documentário)
Marília Hughes e Cau Marques 4:15 2007 Salvador-BA

A etnografia reaparece aqui.Desta vez, temos um curta que, visivelmente, reúne crianças e adolescentes – sobretudo – para uma demonstração do “Nego Fugido”,representação folclórica de Cachoeira.Há pouca espontaneidade dos objetos da imagem,diante do olhar curioso da câmera. Valoriza-se a expressão surreal. Vemos os garotos com os rostos pintados de preto e suas línguas avermelhadas em primeiríssimos planos.A busca parece ser por um olhar similar ao de um Verger.Pronto.Está feito registro.

QUERO SANGRAR EM CIMA DE VOCÊ (Ficção)
Marcelo Villanova 3:50 2007 Salvador-BA

O curta “Quero sangrar você” é um “clipe ficcional” em cima do personagem Zacarias Nepomuceno. Com o refrão brega-rock “Eu já pedi pra sangrar em cima de você”, o trovador segue com seu violão.A música serve de cantada – desconcertante - para três mulheres distintas.A garota inteligente o ignora na praça.A empregada e a meretriz iludem-se.Sintetizando:entendemos este vídeo como um verdadeiro pré-teste,para o próximo clipe de Wander Wildner...

RECUPERANDO A INOCÊNCIA (DocFic)
Isolda Libório 2:53 2006 Salvador-BA

Sob imagens de arquivo, em P&B, emergem crianças enclausuradas em salas de aula; em campos de concentração; evidências do holocausto.Uma incessante narração em off tenta nos conduzir a um discurso humanístico. As imagens são retomadas,integradas a outras, como vistas num vídeo-cassete, de modo a construir um sentido. O curta,de memória visual, é mais um ensaio imagético.

SAMBADEIRAS DO RECÔNCAVO (Documentário)
Gabriela Barreto e Janaina Quetzal 5:00 2007 Salvador-BA

Dona Dora, Dona Dalva e outras “sambadeiras” emprestam sua imagem a esse curta.Esforçada, a obra tenta enquadrá-las, revelando faces de dor e alegria ao mesmo tempo.Com Dona Dalva, ouvimos o histórico de um dos seus sambas.”Na amargura de minha vida, criei o ‘Samba do jiló’ e todo mundo gosta dele”. O amargo fruto,num dia de tristeza, a inspirou na composição.Dona Dora entrega-se à câmera que, finalmente, samba com as demais personagens, garantindo uma das mais profícuas seqüências do vídeo.Só assim o samba da experimentação, que deve ser a marca de um curta, não se perde e não fica “ruim da cabeça”.


SENSAÇÕES CONTRÁRIAS (Experimental)
Jorge Alencar, Amadeu Alban, Matheus Rocha 5:00 Salvador-BA

“Sensações Contrárias” coloca corpos em movimentos efêmeros.O curta redimensiona personagens via coreografias não-lineares.Uma contraposição de atos gera o efeito de sentido desse vídeo experimental.Alinham-se, numa mesma esfera estética,simbolismos como: uma garoto numa piscina redonda e inflável banha-se em gestos descontínuos com as mãos; a sua frente, uma mulher diante de uma circunferente bacia,joga água sobre o cabelo.Cut. Uma mulher ao chão contorcendo-se em semelhança com um homem em pé no mesmo gestual.E assim a obra de Jorge Alenncar, Amadeu Alban e Matheus Rocha vai criando deslocamentos,numa proposta estética pouco acessível,mas cara nesta edição do 5 Minutos.
TATIANA (Ficção)
Diogo Fonte e Flávia Monteiro 4:45 2007 Rio de Janeiro-RJ

“Tatiana” é a personagem-central do curta-metragem.É ela quem aparece num quarto de luz baixa a ler um livro,sob uma trilha sugestiva.Seu reflexo no espelho divide-a na tela.O clima é quase noir,um prenúncio do comportamento da personagem.Uma voz off começa a desestabilizar o ambiente.Passo a passo, ouvem-se frases: ”Chega aí,meu amor! Tatiana!Ô Tatiana” ou “De noite na cama, eu fico pensando...”.A tensão,combinada com as sombras de uma fotografia bem realizada,é mantida.A personagem percorre a casa,perturbada com o vozerio.De quem ? Do livro ? Só o espectador tem a resposta.


TODOS FORAM PARA LUA (Ficção)
Maurício Saldanha 5:00 Porto Alegre-RS

O curta de Maurício Saldanha consegue estabelecer o hibridismo da ficção com o documentário, de forma engenhosa.Com personagens,em estúdio,falando diretamente para a câmera, o vídeo traz depoimentos sob a perspectiva de quem “vive na lua”.A luz está direcionada,apenas, à face dos entrevistados.O que sugere uma atmosfera sideral.Uma criança apoquenta: “Lá na Terra, tem vídeo,computador...e aqui só tem cratera”.Um rapaz se desilude: “ Ninguém perguntou se eu estou feliz,vivendo aqui”.Várias outras assertivas são coletadas.E dessa rede heterogênea de pensamentos, “Todos foram para lua” constrói seu elogio à Terra.

TRILHA ECOLÓGICA (Animação)
Fausto Junior 2:15 2007 Salvador-BA

“Trilha Ecológica” é uma experimentação visual em animação.A obra faz da tela de cinema o visor de um timoneiro em alto-mar. Reinventa o suporte. Um barco flutua no oceano, pássaros sobrevoam a região e o tempo vai caindo,tal qual o cronômetro no alto da tela(?).Num exercício natural a quem se lança produzir curtas, este vídeo tem bússola de criação. Fausto Junior transformou a platéia em passageiros e,ao mesmo tempo, guias da sua embarcação além-Baía de Todos os Santos.


UM CINEASTA A PROCURA DE SEU FILME (Documentário)
Humberto Martins e Caio Martins 4:12 São Paulo-SP

Utilizando-se de imagens de making off do filme “A língua do Brasil”(2007), de Nelson Pereira dos Santos, o curta gera uma metalinguagem curiosa.Vemos Nelson opinando sobre a produção de um filme sobre si mesmo: “Põe um monitor aí pro diretor”,aconselha.”Dá pra botar o refletor aí embaixo”, sugere ao iluminador”.”Atenção!Tá rodando...Ação!”. Divertido vê-lo assim.Pena que os diretores Humberto e Caio Martins tenham se dispersado na própria brincadeira.

VAZIO (Ficção)
Diogo Fonte e Flávia Monteiro 3:27 2007 Rio de Janeiro-RJ

A garrafa de whisky está lá vazia.O vinho,pela metade, ao lado de taças semi-usadas.Um homem dorme.Com uma câmera mais estática que em movimento, Diogo Fonte e Flávia Monteiro(a protagonista do curta “Tatiana”,também na mostra) expõe o desenlace de um casal.A luz da sala é penumbra.E o “vazio” do título reside no interior de cada lado dos cônjuges e por todos os copos,garrafas e paredes daquele ambiente de identidade translúcida.Um vídeo revigorante, que poderia até omitir a trilha,que o tornou um clipe...

VERAS (Documentário)
Edson Bastos 00:05:00 2007 Ipiaú-BA

Este documentário é um fado. Seu personagem-título, Veras, tem expressão na cultura boêmia baiana.Foi dono da boate Anjo Azul,pelos anos 60 da velha Salvador.Em plano médio, somos apresentados a essa figura num ambiente acinzentado,com uma cortina ao fundo,entreaberta,como a própria vida deste,também,paraquedista.Revela-se como um filósofo, um psicólogo, a fumar mais um cigarrinho,cuja fumaça confunde-se com sua barba branca envelhecida.A câmera,parada,ri com ele e chora.Um personagem controverso,fã de Amália Rodriges, cantora de fados, a quem ele venera ao cantarolar “Tristeza interior”.De quem é essa dor ? O documentário a revela com suas imagens fixas, a expor um Veras seminu, com o corpo esquelético, sustentado por um suspensório, que não o deixa cair. Fade in.






Nenhum comentário: