sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Na órbita do Festival 5 Minutos - 3o. dia






Nossos refletores continuam a seguir o movimento de todas as partículas (vídeos) do XI Festival Imagem em 5 Minutos. São voltas sucessivas, às vezes, em torno de um mesmo eixo. A trajetória da imagem-síntese segue abaixo.O foco,hoje, é o Programa 3 da Mostra Competitiva. Pólo a pólo, o Rotação 5’ girou a objetiva e captou instantes de inventividade.


MELHORES VÍDEOS – PROGRAMA 3 – 13/12


UMA MÃO PRA COMISSÃO JULGADORA

A lista,que se segue, traz vídeos escolhidos a dedo:

- Polegar: “Nossa Paixão” (Leandro Duarte e Rui Calvo/São Paulo-SP)
- Indicador: “Três Porquinhos” (Cláudio Roberto/Rio de Janeiro-RJ)
- Médio: “Orgia”(Igor Penna/Salvador-BA)
- Anular: “Meninos” (Ernesto Molinero/Salvador-BA)
- Mindinho: “O barato do vovô” (Felipe Antoniolli/Canoas-RS)


NOTAS SOBRE O PROGRAMA 3 – MOSTRA COMPETITIVA

MAISON GUILDA (Videoclipe)
Gabriela Leite 4:59 2007 Salvador-BA

Um vídeo que se conduz pelos corpos dos personagens. As seqüências, em cortes bruscos, expõem figuras andróginas, agrupadas num cativeiro.Ora em closes, em detalhes nas genitálias,primeiríssimos planos em faces com maquiagem de efeito, “Maison Guilda” vislumbra o mundo transgênero.Como uma fotolegenda, o curta é um clipe,ao som de “Salão de Beleza”, canção de Zeca Baleiro.Na verdade, trata-se da transposição de uma montagem teatral para o vídeo.Só faltou lembrar desse parâmetro na montagem(edição) para o novo suporte.

MAPINGUARI - O PROTETOR DA FLORESTA (Animação)
Caó Cruz Alves 4:06 2007 Salvador-BA

Aqui, acompanhamos a lenda do Mapinguari, tão cultuada na Amazônia. Ele é o chamado protetor da floresta.Na operação, a animação traça um caminho conhecido.O monstro, com um enorme olho na testa, vê o homem desmatando,poluindo,fazendo queimadas,enfim,a degradação ambiental.Um exercício para efeito de articulação na argumentação,que se torna redundante.Com direção de arte bem acentuada,natural para um animador,a obra de Caó perde-se no meio da mata narrativa.

MARIA DAS CABRAS (Ficção)
Gabriela Barreto 5:00 2007 Salvador-BA

“Maria das Cabras” traz a resistência de uma mulher à injustiça. Ao receber o mandado de desocupação de uma área do governo, a senhora ameaça um técnico da Conder(Companhia de Desenvolvimento Urbano), com um facão.Daí o que se vê são enquadramentos em busca de emoção,trilha comovente,tudo pra desaguar no contraponto cidade/campo.”O asfalto só veio pra desgraçar nossa vida”,lamenta-se.Dessa transição, decorre um curta sem uma força estética,apelando para o dispositivo vulnerável de imagens que incitam a sensibilidade.

MENINOS (Ficção)
Ernesto Molinero 5:00 2007 Salvador-BA

Criança, em elenco, é garantia de retina fixa. Um garoto,mirrado, com perfil de inteligente e usando óculos, é o alvo da turma da escola.Nada demais.Até que o curta reverbera, quando vemos bad boys infantis e meninas em trajes sugestivos.Eis a chave:”Meninos” satiriza o mundo adulto, valendo-se de uma câmera que ostenta o suspense do enredo e sua série de plot-points.Com mais engenho no arco do personagem central e da unidade da narrativa,teria finalizado melhor.Fica para a prova final.

MERCÚRIO (Animação)
Sávio Leite 4:40 2006 Belo Horizonte-MG

Estamos diante de um homem, sentado num banco da praça em seus delírios. A animação se utiliza de massinha,fotografia digital e vídeo,para adentrar na sinapse do solitário rapaz. Não fosse a redundância das imagens, “Mercúrio” teria dado à recepção mais conforto nas cadeiras da sala de cinema. Ficamos todos num banco de praça ainda a pensar...

NO FIM SOMOS TODOS CAIXAS (Experimental)
Roney Santana 1:05 2006 Ilhéus-BA

“No fim, somos todos caixas” é um curta que metaforiza caixas de fósforo. O objeto, colocado numa mesa de bar, é transmutado em goleiro de jogo de botão,palitinho, porta-clipe etc.Cortes secos pontuam cada movimento,como num comercial.Só faltou aproveitar a luz do fósforo para inflamar a fotografia(!), bem como cada palito da “caixa preta” do roteiro. Alguém tem fósforo ?

NO MUSEU (Animação)
Gordeeff e Cláudio Roberto 1:21 2006 Rio de Janeiro-RJ

Um casal observa uma obra de arte num museu. Eles são estrangeiros e se permitem uma contemplação daquela pintura.Até que são surpreendidos pela abordagem brasileira de um “marchand” das ruas.Garantia de riso para um curta sem muitas pretensões.

NOSSA PAIXÃO (Ficção)
Leandro Duarte e Rui Calvo 4:58 2006 São Paulo-SP

De uma briga comum de namorados, “Nossa Paixão” engendra uma metalinguagem astuta. Além de apropriar-se do off de uma telenovela, ainda faz das personagens centrais objetos de representação de uma cena amorosa. ”Você é só uma vagabunda” é a frase da discussão de um casal hetero que, logo depois, adorna um affair lesbian.Salta aos olhos.Pena que no cotejo entre o valor estético da obra e seu endereçamento, ficaram arestas de excesso.

NOTÍCIAS PRA UMA MOÇA LÁ DO NORTE (Videoclipe)
Marcus Maia 3:45 2007 Salvador-BA

“Notícias pra uma moça lá do Norte”, canção de Marcelo Vilanova, serve de leitmotiv para este vídeo. Seguimos com um jovem obstinado por uma fotografia de uma linda moça. Sua namorada ?A câmera cobre seu dia-a-dia de forma literal, tal qual a música. Um curta com legibilidade audiovisual comum,sem nenhuma subversão dos signos da imagem.Mas que nos deixa com uma má notícia.

O BARATO DO VOVÔ (Animação)
Felipe Antoniolli 1:30 2007 Canoas-RS

Espécie de “Tapa na pantera”, em animação, “O barato do vovô” nos leva à enfermaria, onde visitaremos um enfermo e simpático velhinho. De massinha, o curta mostra o personagem,mesmo acamado, quebrando a rotina com um “baseado”. Eis um vídeo que reanima, mesmo não dando “onda” nenhuma...

ORGIA (Ficção)
Igor Penna 4:59 2007 Salvador-BA

“Orgia” põe um empresário diante de uma câmera-divã. Com acentuados closes e detalhes,ouvimos um executivo e suas confissões inomináveis.Ora embriagado em lamúrias, ora absorto em seu escritório, o velho homem é efêmero.Sua alternância de comportamento é seguida por uma fotografia sombreada que,aliada ao apuro da direção de arte,mergulha em seu ego.Murnau?Pasolini?A orgia, aqui, é a do tecido nervoso, do ego e da busca de identidade.

OS TRÊS PORQUINHOS(Animação)
Cláudio Roberto 4:17 2006 Rio de Janeiro-RJ

Depois de “No museu” (também selecionado), Cláudio Roberto exibe sua coleção de canetas (azul, verde, vermelha e preta) e nos apresenta uma experiência visual provocativa. Com traços simples, feitos como numa folha de caderno, atualiza a história dos Três Porquinhos, ambientada num Brasil de corrupção e tráfico.Grunhido de porcos,som de tiros e um sambinha dão cadência à animação esperta do carioca.

3 comentários:

mov. nac. de busca e apoi a pessoas desaparecidas disse...

interessante a proposta. mas creio que falta um olhar de mais 360º para a mostra.

Rotação 5' disse...

É só atmosfera.Chegaremos lá...Continua acompanhando o movimento.Abs!(Rotação 5')

mov. nac. de busca e apoi a pessoas desaparecidas disse...

acho que seria ipnteressante o acompanhamento da movimentação em torno do festival tb. é só isso, fica a idéa e bom trabalho!