quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Cobrindo a volta do Festival 5 Minutos






A terrinha começa a girar em torno do XI Festival Nacional de Vídeo - Imagem em 5 Minutos,realizado em Salvador/Bahia. A Mostra Competitiva teve início, na noite de ontem, às 20h29, na Sala Walter da Silveira. Acompanhamos o movimento das imagens em torno do eixo das obras: narrativa, plástica e cinematografia. Pelo nosso telescópio, visualizamos as coordenadas do corpo videográfico. As obras exibidas carregam indicadores que as situam, predominantemente, no campo do Documentário. Numa sessão de 12 vídeos, 8 se enquadram no gênero.Seguem notas sobre o Programa I da Mostra Competitiva. Hora de pegar a mão de (a) direção e seguir a trajetória das imagens.
(Zatar Bassan)

MELHORES VÍDEOS – PROGRAMA 1 – 11/12


UMA MÃO PRA COMISSÃO JULGADORA
(Vídeos escolhidos a dedo)

- Polegar: “Batatateogonia” (Ricardo Botini/SP)
- Indicador: “A mina de um povo” (Vitor Bitencourt/BA)
- Médio: “As fitas malditas do Padre Pinto” (Daniel Lisboa/Diego Lisboa/BA)
- Anular: “500 volts” (Sérgio Sbragia/BA)
- Mindinho: “Banquete”(Jan Cathalá/Ba)


NOTAS SOBRE O PROGRAMA 1 – MOSTRA COMPETITIVA

500 MIL VOLTS (Documentário)
Sérgio Sbragia 4:57 2007 Rio de Janeiro-RJ

Sob alta tensão e em contra-plongée, o curta demarca a tela. Os personagens, operários de manutenção elétrica, em voz off, contam sua história.Num campo energético de 500 volts, a câmera risca o céu em contraposição à “vida lá embaixo”. Trabalho de risco emergente e iminente. Comprimindo espaço-tempo, a fotografia é o ponto alto do vídeo.Mais tensão dramática,sob o fato observado, e a direção de Sbragia alcançaria mais energia.E sairia ilesa...

A GAROTA (Animação)
Fernando Pinheiro 4:00 2006 Belo Horizonte-MG

Eis um vídeo de animação que, de forma lírica, esboça o desenlace familiar. Na figura de uma boneca, abandonada, diante de um carro com monturo de papel e ferro-velho, materializa-se a perda. Na platéia do festival, uma criança dialogou bem com a obra, ao gritar: “ Ele vai deixar a boneca”.Com mais rigor no decurso da ação, “A garota” tende a saltar a tela. Mas o diálogo foi interrompido.


A INFÂNCIA DE ANASTÁCIA (Documentário)
Cau Marques e Marília Góes 4:50 2007 Salvador-BA

O que seria mais um documentário que recorta a imagem de anônimos pra ganhar risos fáceis, revela-se como uma saudação à memória. O depoimento de uma senhora( a Anastácia do título)é descrito com imagens,traduzindo suas reminiscências.”Tempo bom não volta mais”,ressente-se.Mas a senhora foi só um pretexto, para exposição de imagens do cinema de Leon Rozemberg, dos anos 50 e 70.Fiquemos à espera do arquivo da “velha Anastácia”.

A MARCHA (Documentário)
Aline Frey 4:42 2007 Salvador-BA

A partir de cenas do MST, ouve-se uma narração subjetiva. O vídeo serve-se de imagens da Marcha do Sem-Terra,em 2006,cruzando Feira de Santana,em direção a Salvador. A câmera passeia pelo acampamento e vislumbra angústias e alegrias dos militantes. Como um diário, tenta-se compor um retrato da cidade e seus cidadãos.Um esforço de se experimentar a metalinguagem audiovisual, mas que se perde no off redundante.

A MINA DE UM POVO (Documentário)
Vitor Bitencourt 5:00 2007 Salvador-BA

Único documentário da noite que resvala para uma perspectiva diferenciada. A obra retrata a Mina de Huanuni,situada na Bolívia.O diretor Vitor Bitencourt, a 200m da superfície, faz da câmera uma máquina de extração de minerais.Quando se imagina que o entrevistismo será a linha da ação, surpreende-se com imagens,ora desfocadas, ora estabilizadas,sob o áudio incessante das perfurações.O vídeo emerge numa seqüência em que tratores remetem a monstros,arrancando estanho, que mais se assemelha a pedras de cocaína.Sim,de modo confesso,é a cocaína que mantém a firmeza dos operários da mina.E essa é,apenas, uma das entrelinhas, para compor um quadro da política econômica de Evo Morales.”A mina de um povo” é arqueologia social em vídeo.

AS FITAS MALDITAS DO PADRE PINTO (Documentário)
Daniel Lisboa e Diego Lisboa 4:58 2007Salvador-BA

O vídeo, literalmente, desnuda o polêmico Padre Pinto. Com estética bem resolvida, vemos o esforço dos diretores Daniel e Diego Lisboa,para marcar isenção na surpreendente abordagem. A dupla ouve os “podres” do ex-pároco, em primeiro plano e em primeira pessoa. Esbraveja-se o Vaticano: “Pinto pisoteado pela igreja”.Esconjura-se a família:”Eu chupei a rola do meu pai”.E tudo isso,sorvendo-se de uma latinha(cevada?),com um rótulo omitido.O religioso, expulso pela Igreja Católica, em 2006, chega a cair de um cadeira.Ebriedade? “As fitas malditas...” abençoa o protagonista e compõe um registro escatológico. Mas,como já assinalou um certo Godard:”O que se vê na tela está morto.Só o olho do espectador é capaz de insuflar-lhe vida”.

BANQUETE (Documentário)
Jan Cathalá 3:53 2007 Salvador-BA

“Tão tirando a carne”. Essa é uma das múltiplas vozes que circundam o “Banquete”.O curta de Jan Cathalá impõe-se como maitre de um documentário sobre a dissecação de um elefante em Moçambique.A vermelhidão do sangue animal, em big-close, confunde-se com a fome e estado terminal da tribo de Bilibiza. Estamos diante de uma fábula? Quem representa aquela tonelada às vísceras? Uma chave: quem sente na própria carne, flagrada por uma câmera em lente suja de sangue. Fica-se na expectativa do próximo prato de Cathalá.


BAR (Ficção)
Clarissa Rebouças 5:00 2007 Salvador-BA

Mais uma ficção em que a dramaticidade se constrói pelo silêncio. Estamos num bar.Aqui,uma garota solicita o uso do telefone ao dono do boteco.Mesmo diante de,apenas, homens por ali, ela conversa,absorta, com o namorado.Provocativa:”Hoje sou eu quem estou querendo”.A fotografia,atenta aos olheiros, em closes e planos detalhe, mantém a tensão.O bom casting e a sutil direção de arte,também,valorizam o curta.Só faltou mais uma dose de narrativa.

BATATEOGONIA (Ficção)
Ricardo Botini 3:55 2007 São Paulo-SP

Afora as produções locais, “Batateogonia” foi o vídeo mais aplaudido da noite. Seu humor incita os ânimos.Com narração,em tom de National Geographic, a obra parodia a criação do Universo.Vemos citações a Pepsi, Brahma, Darwin, às fritas Elma Chips, Newton, em analogia ao cultivo de batatas.Riso na platéia, garantido pela integração dos suportes vídeo,animação,fotografia digital,enfim, da experimentação de linguagem, pouco vista neste primeiro dia de festival.

BERÇO ESPLÊNDIDO (Documentário)
Matheus Vianna, Macabra Vianna e Rita de Cássia 5:00 2007 Salvador-BA

Um documentário que dá voz aos moradores de rua e mapeia seu dia-a-dia, via “frases de efeito” e imagens de abandono. ”O lixo vale mais do que nós, porque ele é reciclado”.Chega-se a ouvir, na trilha, até um trecho do hino nacional.Para esse curta, uma máxima clichê: “reciclado,funcionaria melhor”.

BEREGUEDÊ E A PANELA DE PRESSÃO (Documentário)
Almir Sales, Diego Beda, Helder Resende 3:10 2007 Salvador-BA

Mais um vídeo-reportagem sobre rádio-poste. Desta vez, o foco é uma emissora da comunidade do Garcia,em Salvador.O curta vale-se de uma edição de depoimentos humildes e bem-humorados do jovem Bereguedê( Joelson Silva, autor do projeto da rádio comunitária) e membros da sua comunidade.Como a rádio, “Bereguedê e a panela de pressão” é um vídeo-post.

BOLACHINHA DE GOMA (Ficção)
Leon Sampaio 5:00 2007 Feira de Santana-BA

Uma dos únicos vídeos de ficção do programa, “Bolachinha de goma” dá sede de querer ver mais. A história de Maria e seu “ marido bêbado pra aturar” é sugestiva.Há densidade dramática.Há uma câmera à espreita,quase cúmplice da sua dor.É o diretor Leon Sampaio em busca de uma narrativa sem convenções.Fade in.






Nenhum comentário: