domingo, 16 de dezembro de 2007

Noite de encerramento do festival ou 5 longos minutos



Rotação 5’ percorreu as linhas do audiovisual,ao longo de 3 horas, 30 minutos e 34 segundos, ou seja, 4 dias da Mostra Competitiva do Festival 5 Minutos,na Sala Walter da Silveira. O movimento foi executado com muito labor,impulsionado por vozes que compreenderam a espontaneidade dos sinais críticos lançados. Agora, a nossa galáxia vai levar cerca de um ano para voltar à Terra em vídeo.Será o momento de fazer a cobertura da XII edição do festival. Antes da partida, conheça os astros da noite de encerramento.Você vai notar que, dos nove premiados, 5 estavam entre os indicados pelo Rotação. Profético!5! Teria sido a nossa força gravitacional ? Por isso, vamos analisar os resultados de mão cheia – como fizemos durante toda a trajetória.


A cerimônia teve início às 19 horas, 47 minutos e 31 segundos. Na primeira seqüência, houve o anúncio de 4 prêmios especiais. O primeiro foi uma menção honrosa, concedida pela ABCV, ao vídeo “Veras”, do diretor Edson Bastos, da cidade de Ipiaú,interior da Bahia.O Rotação colocou a mão no fogo, por esta obra,que foi escolhida a dedo(polegar!). Na seqüência 2, anunciou-se o Prêmio Porta-Curtas para o experimental “Sensações Contrárias”, dos baianos Jorge Alencar,Amadeu Alban e Matheus Rocha.Na mão, conforme indicamos,ontem, em nosso short-list! Na seqüência 3, foram conhecidos os ganhadores de uma Menção Honrosa, oferecida pelo júri oficial da mostra: “Passo”(Alê Abreu/SP) e “Todos foram para a lua”(Maurício Saldanha/RS).Mais dois sinais bem registrados pelas nossas lentes.Dois dedos sobre esses curtas: indicador e médio!Fechando o círculo positivo do nosso observatório, “L.E.R”(João Angelini - Brasília/DF) ficou em segundo lugar(8.000 reais), entre os três principais prêmios do festival. Pesou a mão da comissão julgadora.Merecia o primeiro.


Mas, vamos colocar a mão na massa: o terceiro lugar,prêmio de seis mil reais, ficou para “Pega,mata e come”(Carlos Pronzato) e o primeiro para “Carro de boi”(Nicolas Hallet), de 10 mil reais. O Prêmio Luiz Orlando, de Júri Popular, 3.000 reais, ficou para o curta “Meninos”(Ernesto Molinero),com 77 votos,entregues em mãos.O Prêmio Jovem Realizador foi para “Bereguedê e a Panela de Pressão”, para os estudantes Almir Sales,Diego Beda e Helder Resende.Levaram 3 mil reais!Aliás, uma mão na roda para a realização de novos trabalhos.


Nenhum comentário: